quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Conclusões

Conclusão - Aline Medeiros

Eu concluo que a água é fundamental para o planeta. Nela, surgiram as primeiras formas de vida, e a partir dessas, originaram-se as formas terrestres, A evolução dos seres vivos sempre foi dependente da água. A água é fundamental para o planeta. Nela, surgiram as primeiras formas de vida, e a partir dessas, originaram-se as formas terrestres, as quais somente conseguiram sobreviver na medida em que puderam desenvolver mecanismos fisiológicos que lhes permitiram retirar água do meio e retê-la em seus próprios organismos. A evolução dos seres vivos sempre foi dependente da água. Pode se concluir que a geração de energia elétrica é uma atividade humana básica já que está diretamente relacionada com os requerimentos primários do homem. Formas de utilização das fontes de energia:
•Geração de eletricidade
•Transporte de energia elétrica
•Distribuição de energia elétrica
•Consumo de energia elétrica
A energia elétrica tem importância fundamental para o desenvolvimento, inclusive o desenvolvimento sustentável, pois possibilita a elaboração e acompanhamento de projetos biotecnológicos que dependem de sua existência para a realização.
A grande maioria dos instrumentos de medição, de estudos científicos e de suportes técnicos para teses entre outros dependem da força da energia elétrica.
Portanto, a energia elétrica auxilia muito os trabalhos relacionados à preservação ambiental, além de ser essencial à sobrevivência do planeta.

Conclusão – Amanda Rose

Com esse trabalho concluo que a água é um bem precioso e cada vez mais tema de debates no mundo todo. O uso irracional e a poluição de fontes importantes (rios e lagos) podem ocasionar a falta de água doce muito em breve, caso nenhuma providência seja tomada. Eu concluo que a compreensão da problemática do lixo e a busca de sua resolução pressupõem em mais do que a adoção de tecnologias. Uma ação na origem do problema exige reflexão não sobre o lixo em si, no aspecto material, mas quanto ao seu significado simbólico, seu papel e sua contextualização cultural, e também sobre as relações históricas estabelecidas pela sociedade com os seus rejeitos.   As mudanças ainda são lentas na diminuição do potencial poluidor do parque industrial brasileiro, principalmente no tocante às indústrias mais antigas, que continuam contribuindo com a maior parcela da carga poluidora gerada e elevado risco de acidentes ambientais, sendo, portanto, necessários altos investimentos de controle ambiental e custos de despoluição para controlar a emissão de poluentes, o lançamento de efluentes e o depósito irregular de resíduos perigosos.

Conclusão – Andressa Justino

Ao longo desse trabalho pude compreender e afirmar o modo que penso,como foi informado nesse trabalho a água é a maior riqueza que temos sem água não existe vida.
Temos em todo o planeta terra uma quantidade muito boa de água na totalidade geral mas isso não significa que vamos ter água sempre pois essa totalidade de água esta dividida pois apenas
3% são de água doce
97,50% são de água salgada
Pois temos que cada vez mais respeitar,valorizar,economizar,tratar essa enorme riqueza que tínhamos em abundância mas agora esta cada vez mais escassa pois hoje ainda temos mas amanhã pode ser que não tenhamos mais.
Ninguém vive sem água pois com esse recurso podemos ter alimentos e hábitos de higiene que preserva a nossa vida nos livrando de doenças e prolongando a vida.
Não percebemos mais a cada dia que passa estamos destruindo o mundo de um modo geral não apenas falando da água mais de todos os recursos naturais o homem esta destruindo por completo o planeta terra por causa do seu egoísmo,o seu bem estar próprio e com isso o mundo se acaba e quando  percebermos vai ser tarde de mais.
Podemos dizer que se um dia a água poder vir acabar bom é uma coisa difícil de acontecer pois ainda existe a presença de água subterrânea como é o caso do Aqüífero do Guarani é também o fim da vida de qualquer um ser vivo mais se outro recursos naturais acabar,a destruição do meio ambiente o mundo acaba.
Então temos que preservar todos os recursos naturais e ter uma atenção muito especial para a água, pois a partir do momento em que ela acaba nossa vida também acaba até esse dia chegar se chegar não vamos estar mais vivos, mas temos que pensar nas próximas gerações que vão estar vivendo nesse planeta terra.


Conclusão – Camila Nunes

Com este trabalho, podemos concluir que a água é o elemento mais importante nas nossas vidas. Ela está envolvida em tudo, no que fazemos, comemos, bebemos etc.
Por isso, é preciso de muito mais atenção e cuidado na hora do uso da água, para não “exagerar na dose”, e não gastar á toa.
A água, como sabemos, não durará para sempre. Se continuarmos fazendo mal uso dela, logo ficaremos sem, e sem água, não viveremos.
É preciso conscientizar as pessoas, ajudá-las a entender, principalmente aquelas, que lavam calçadas, carros, e gastam muita água na hora do banho, de escovar os dentes, de lavar a roupa, enfim, é preciso alertá-las de que se não prestarmos atenção, a água do planeta vai acabar, sem ninguém ao menos perceber. A água é a fonte da vida, precisamos cuidar bem, se não quisermos perde-la logo!
Preservá-la é o melhor caminho!

Conclusão – Camila Vitiello




Podemos concluir nesse trabalho que água e fundamental para planeta pois nela surgiram os primeiros formas de vida, a evolução dos seres vivos sempre foi dependente da água, a água também é usada na preparação de mamadeiras, de comidas e sucos. Por isso temos que garantir uma água segura, com qualidade, pura e cristalina, e sem água tudo morrerá.

Os tratamentos de água esgoto, a água bruta sai da bacia de captação e segue para a Estação de Tratamento, onde vai passar por vários processos até se tornar água potável e ser distribuída para a população, e esse processo são muito importante para nossa vida.


No planeta existem seguintes distribuições como água salgada, a água doce e a água subterrânea.


A Importância da Água na Economia dos Países,a água desempenha um papel importante na economia mundial, já que ela funciona como um solvente para uma grande variedade de substâncias químicas, além de facilitar a refrigeração industrial e o transporte.


Para o planeta não ficarem sem água as coisas mais importante que devemos fazer é banho rápido, escova os dentes com a torneira desliga só quando for enxágua a boca com pasta, podemos também guarda água da chuva em um balde economiza água podemos lavar quintal, um carro etc é muito importante economiza água para nosso planeta vivem bem, nunca jogue lixo nos rios, na rua, em bueiros que podem entupir.



 



A importância da água na economia dos países

A água, além de ser uma coisa fundamental e principal para a vida de todo o ser vivo, ela é muito importante na economia de um país. É muito estranho falar, mas é verdade. Tudo o que nós, seres humanos fazemos, gira em todo da água, e na economia não é diferente, pois 70% da água que existe na terra é utilizada na agricultura, e a agricultura é um fator muito forte na economia, pois há venda de mercadorias para todo o mundo.
Quando economizamos água, estamos fazendo o bem para todos. Na economia dos países, é muito importante tomar cuidado com o mau uso da água. Às vezes, as pessoas pensam que estão fazendo bom uso da água, na fabricação de produtos, na agricultura, mas quando param pra ver, está gastando água á toa, e no final das contas percebem que ao invés de lucrarem, saíram no prejuízo. É preciso verificar bem se o consumo de água está sendo bem aproveitado, para que no final, os países possam ter lucro! 


Uso e preservação da água

Uso da água no mundo



Hoje, metade da população mundial (mais de 3 bilhões de pessoas) enfrenta problemas de abastecimento de água. Muitas fontes de água doce estão poluídas ou, simplesmente, secaram. Você sabia que 97% da água existente no planeta Terra são salgadas (mares e oceanos), 2% formam geleiras inacessíveis e, apenas, 1% é água doce, armazenada em lençóis subterrâneos, rios e lagos? Pois, bem, temos apenas 1% de água, distribuída desigualmente pela Terra para atender a mais de 6 bilhões de pessoas (população mundial). Esse pouquinho de água que nos resta está ameaçado. Isso porque, somente agora estamos nos dando conta dos riscos que representam os esgotos, o lixo, os resíduos de agrotóxicos e industriais. Cada um de nós tem uma parcela de responsabilidade nesse conjunto de coisas. Mas, como não podemos resolver tudo de uma só vez, que tal começarmos a dar a nossa contribuição no dia-a-dia? Você sabe quantos litros de água uma pessoa consome, em média, por dia? Não? São cerca de 250 litros (isto mesmo, 250 litros ou mais): banho, cuidados de higiene, comida, lavagem de louça e roupas, limpeza da casa, plantas e, claro, a água que se bebe. Dá para viver sem água? Não dá. Então, a saída é fazer um uso racional deste recurso precioso. A água deve ser usada com responsabilidade e parcimônia. Para nós, consumidor também significa mais dinheiro no bolso. A conta de água no final do mês será menor. O mais importante, no entanto, é termos a consciência de que estamos contribuindo, efetivamente, para reduzir os riscos de matarmos a nossa fonte de vida: a água.



Olha o desperdício!!!






Consequências dos resíduos industriais nas águas dos rios

No último século, o nosso planeta tem vindo a sofrer várias alterações devido ao avanço da ciência e da tecnologia.
Tudo isto, permitiu ao Homem, maior conforto e melhores condições de vida. Contudo, este sempre pensou que tudo o que a Terra nos oferecia era inesgotável, o que fez com que agisse de uma forma bastante irresponsável.
Desflorestação, poluição das águas, dos solos e do ar, esgotamento dos recursos naturais, estão a levar o nosso planeta para um estado de degradação incrível.

Poluição da água
Uma das principais fontes de poluição das águas são os resíduos urbanos entre estes:
Resíduos industriais: Neste tipo de resíduos abunda as descargas de efluentes das fábricas.
Resíduos rurais: O lançamento de esgotos diretamente nas águas sem que tenham sido devidamente tratadas; a deposição de lixos domésticos nas águas dos rios ou mares; o uso de produtos químicos na agricultura que acabam por ser transportados pela chuva para as águas dos rios e mares, contaminando-os e pondo em perigo toda a fauna e flora.
Ambos os tipos de resíduos podem ser despejados num sentido voluntário ou involuntário.



Consequências
 Estes poluentes representam grande ameaça à qualidade da água, à saúde e ao meio ambiente, pois são capazes de provocar enormes danos aos organismos vivos, e, consequentemente à cadeia alimentar e à nossa saúde.



Distribuição geográfica da água incluindo os conceitos de hidrografia


A distribuição geográfica da água é um dos pontos cruciais e um problema estrutural sério. Ela está onde está e não está onde não está, no entanto é necessária nos dois locais.

A quantidade de água no planeta é globalmente constante, mas as disponibilidades hídricas apresentam grandes assimetrias, quer na sua distribuição geográfica, quer na variação ao longo do tempo, para o mesmo lugar. 
A água está mal repartida pelo Mundo o que gera conflitos e problemas de sobrevivência.

 


Definição


A hidrografia é o ramo da geografia física que estuda as águas do planeta, abrangendo, portanto rios, mares, oceanos, lagos, geleiras, água do subsolo e da atmosfera. A grande parte da reserva hídrica mundial (mais de 97%) concentra-se em oceanos e mares, com um volume de 1.380.000.000 km³. Já as águas continentais representam pouco mais de 2% da água do planeta, ficando com um volume em torno de 38.000.000 km³.

Hidrografias do Brasil

O Brasil tem um dos maiores complexos hidrográficos do mundo, apresentando rios com grandes extensões, larguras e profundidades. A maioria dos rios brasileiros nasce em regiões pouco elevadas, com exceção do rio Amazonas e de alguns afluentes que nascem na cordilheira dos Andes. O Brasil possui 8% de toda a água doce que está na superfície da Terra. Além disso, a maior bacia fluvial do mundo, a Amazônica, também fica no Brasil. Somente o rio Amazonas deságua no mar um quinto de toda a água doce que é despejada nos oceanos.

Distribuição dos recursos hídricos




A água e a energia elétrica

Quando chove nas colinas e montanhas a água concentra-se em rios correntes que se deslocam para o mar. O movimento ou a queda da água contém energia cinética que pode ser aproveitada como fonte de energia.
Durante centenas de anos o movimento da água foi usado nos moinhos. A passagem da água fazia mover lemes de madeira que estão ligados a uma mó (pedra granítica redonda muito pesada). Esta roda e mói o milho transformando-o em farinha. Atualmente a corrente da água é usada para produzir energia elétrica.
Hidra significa água. Energia hidroelétrica é a eletricidade produzida através do movimento da água. A energia hidroelétrica usa a energia cinética da água para produzir eletricidade.
Normalmente constroem-se diques que param o curso da água acumulando-a num reservatório a que se chama barragem. Noutros casos, existem diques que não param o curso natural da água, mas obriga-a a passar pela turbina de forma a produzir eletricidade.


Quando se abrem as comportas da barragem, a água presa passa pelas lâminas da turbina fazendo-a girar. A partir do movimento de rotação da turbina o processo repete-se, ou seja, o gerador ligado á turbina transforma a energia mecânica em eletricidade. Isto é o que acontece na maior parte das barragens portuguesas.

Tratamento de água e esgoto

A água oferecida à população é submetida a uma série de tratamentos apropriados que vão reduzir a concentração de poluentes até o ponto em que não apresentem riscos para a saúde. Cada etapa do tratamento representa um obstáculo à transmissão de infecções.
A primeira dessas etapas é a COAGULAÇÃO, quando a água bruta recebe, logo ao entrar na estação de tratamento, uma dosagem de sulfato de alumínio. Este elemento faz com que as partículas de sujeira iniciem um processo de união.
Segue-se a FLOCULAÇÃO, quando, em tanques de concreto, continua o processo de aglutinação das impurezas, na água em movimento. As partículas se transformam em flocos de sujeira.
A água entra em outros tanques, onde vai ocorrer a DECANTAÇÃO. As impurezas, que se aglutinaram e formaram flocos, vão se separar da água pela ação da gravidade, indo para o fundo dos tanques ou ficando presas em suas paredes.
A próxima etapa é a FILTRAÇÃO, quando a água passa por grandes filtros com camadas de seixos (pedra de rio) e de areia, com granulações diversas e carvão antracitoso (carvão mineral). Aí ficarão retidas as impurezas que passaram pelas fases anteriores.
A água neste ponto já é potável, mas para maior proteção contra o risco de infecções de origem hídrica, é feito o processo de DESINFECÇÃO. É a cloração, para eliminar germes nocivos à saúde e garantir a qualidade da água até a torneira do consumidor. Nesse processo pode ser usado o hipoclorito de sódio, cloro gasoso ou dióxido de cloro.
O passo seguinte é a FLUORETAÇÃO, quando será adicionado fluossilicato de sódio ou ácido fluorssilícico em dosagens adequadas. A função disso é previnir e reduzir a incidência de cárie dentária, especialmente nos consumidores de zero a 14 anos de idade, período de formação dos dentes.
A última ação nesse processo de tratamento da água é a CORREÇÃO de pH, quando é adicionado cal hidratado ou barrilha leve (carbonato de sódio) para uma neutralização adequada à proteção da tubulação da rede e da residência dos usuários.
Entre a entrada da água bruta na ETA 
e sua saída, já potável, decorrem cerca de 30 minutos.

                                            



Tratamento de esgoto

O tratamento dos esgotos domésticos tem como objetivo, principalmente: remover o material sólido; reduzir a demanda bioquímica de oxigênio; exterminar micro-organismos patogênicos; reduzir as substâncias químicas indesejáveis.
As diversas unidades da estação convencional podem ser agrupadas em função das eficiências dos tratamentos que proporciona. Assim temos:
Tratamento preliminar: gradeamento, remoção de gorduras e remoção de areia.
Tratamento primário: tratamento preliminar, decantação, digestão do lodo e secagem do lodo.
Tratamento secundário: tratamento primário, tratamento biológico, decantação secundária e desinfecção.

                                           

Doenças causadas por água contaminada

Doenças Causadas por Parasitas 
Amebíase: O contágio se dá através de água contaminada com cistos provenientes de fezes humanas.

Esquistossomose: O contágio se dá através do contato direto com água onde há larvas provenientes de caramujos contaminados.

Ascaridíase: O contágio se dá com o consumo de água onde há o parasita Áscaris Lumbricoides.

Giardíase: O contágio se dá com o consumo de água onde há o parasita Giárdia Lamblya.

Doenças Causadas por Vírus

Hepatite Viral tipo A e Poliomielite: O contágio se dá ao contato (consumo ou banho) com água contendo urina ou fezes humanas.

Doenças causadas por Bactérias 

Meningoencefalite: O contágio se dá pelo contato (consumo ou banho) com àguas contaminadas.

Cólera: O contágio se dá com o consumo de água contaminada por fezes ou vômito de algum indivíduo contaminado.

Leptospirose: A água contaminada por urina de ratos é a principal causa da doença, cuja incidência aumenta com chuvas fortes e enchentes. Apresenta maior perigo em águas próximas a depósitos de lixo e em áreas sem esgotamento sanitário.

Febre Tifoide: O contágio se dá pela ingestão de água ou alimentos contaminados (a contaminação de alimentos ocorre ao se lavar alimentos com água contaminada).

Gastroenterites: a ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes causam muita variedade de distúrbios gástricos, geralmente associados a fortes diarreias.

Desinteria Bacilar: Uma série de bactérias causam, através da ingestão de água sem tratamento, severas formas de diarreias, formando um quadro de febre, dores e mal-estar geral.